sábado, 21 de julho de 2007

●๋•Peça " Mãe Coragem e Seus Filhos" de Bertolt Brecht

Desenho artístico do cenário. Por Renata Siciliano Esposito

Peça "Mãe Coragem e Seus Filhos" (Mutter Courage und ihre Kinder) é uma peça escrita em 1939 pelo poeta e dramatista alemão Bertolt Brecht (1898 - 1956) com contribuição significativa de sua amante na época, Margarete Steffin. Ela também foi filmada.


História
Ela é uma das nove peças que ele escreveu na tentativa de conter o avanço do Fascismo e do Nazismo. Seguindo os princípios brechtianos de drama político, a peça não está situada em sua época, mas sim na Guerra dos Trinta Anos of 1618-1648. Ela retrata o destino de Anna Fierling, apelidada de "Mãe Coragem", uma mascate que segue o Exército Sueco e está determinada em viver da guerra. Durante o curso da peça, ela perde todos os seus filhos, Queijinho, Eilif e Katrin para a mesma guerra que a fez lucrar.
A peça é um exemplo dos conceitos brechtianos de Teatro épico e de Distanciamento/Estranhamento (O nome original em alemão é Verfremdungseffekt que significa tanto "efeito de distanciamento" quanto "tornar algo estranho". A intenção de Brecht era separar o público das situações familiares e das relações de empatia para que eles pudessem pensá-las objetivamente). Verfremdungseffekt é conseguida através do uso de avisos sobre os enredos das cenas antes delas começarem, justaposição, mudanças de papéis e de figurinos entre os atores e o uso de diferentes formas de narrativas, de peças simples e de cenários. Por exemplo, uma única árvore pode representar uma floresta inteira e o cenário recebe uma forte luz branca para representar tanto uma noite de inverno quanto um dia de verão. Várias músicas também são usadas para causar esses efeitos na peça.
A história da peça é contada em 12 anos representados em 12 cenas curtas. Não há tempo na peça para desenvolver sentimentalismos ou empatia por nenhum dos personagens, nem mesmo pela personagem-título. Ainda, Mãe Coragem não é retratada como uma personagem nobre (como faziam os gregos, que, em suas tragédias, colocavam os personagens principais como heróis acima da humanidade), pois o conceito brechtiano de distanciamento não permite. Entretanto, certos críticos apontam um certo "heroísmo grego" na personagem Katrin.
Brecht e Steffin escreveram essa peça em 5 meses e está entre suas peças mais famosas. Seu trabalho tenta mostrar o horror da guerra e a idéia que a virtude não é conseguida em "tempos difíceis" como mostra os filhos de Mãe Coragem. Eles usaram a estrutura épica para passar tal mensagem de modo que o público pensasse sobre tais questões sem se emocionar. As peças épicas de Brecht formar um estilo totalmente distinto de peças teatrais.
A Mãe Coragem foi produzida pela primeira vez em Zurique, no teatro Schauspielhaus, por Leopold Lindtberg em 1941. A música foi escrita por Paul Dessau e os músicos foram colocados à vista do público (uma técnica brechtiana dentro do Teatro Épico). Helene Weigel (atriz muito famosa na época) fez o papel-título. Essa produção teve alta influência na formação da Berliner Ensemble, que proveria um caminho para Brecht dirigir suas peças.