quinta-feira, 12 de julho de 2007

●๋•Peça "Romeu e Julieta" de William Shakespeare

Desenhos de "Romeu e de Julieta"
Figurino por Renata Siciliano Esposito

Clique nas imagens para ampliar





Dados Históricos

Ao contrário do que se acredita, a trama de Romeu e Julieta não foi inventada por William Shakespear. Na verdade, a peça é a dramatização do poema narrativo de Arthur Brooke: "A Trágica História de Romeu e Julieta" (The Tragicall History of Romeus and Juliet), de 1562. Shakespeare seguiu o poema de Brooke de forma relativamente próxima, mas enriqueceu sua textura adicionando detalhes tanto nos personagens principais quanto secundários, como com Mercutio.
O poema de Brooke também não era original. Em última análise, ele deriva de uma história de 1476, de Masuccio Salernitano, Mariotto e Gianozza, em Il Novelino. Luigi da Porto deu a forma moderna em Istoria novellamente ritrovatta di due Nobili Amanti, dando o nome de Roemeu e Julieta (Romeus e Giulietta) aos personagens principais e mudando a história original de Siena para Verona. Matteo Bandello adaptou a história para incluí-la em Novelle, de 2005. O poema de Brooke é derivado do texto de Bandello.
De modo geral a história de amantes com destino trágico tem paralelos com muitos contos similares em diferentes culturas, incluindo Tristão e Isolda, Pyramus e Thisbe e outros. Essa história trágica é uma adaptação da história de Brooke.

História
Na peça, ROMEU E JULIETA se apaixonam. O amor porém, é impossível, pois as famílias, os Montéquio e os Capuleto, são rivais e costumavam se confrontar nas ruas de Verona.
A peça é provavelmente a história de amor mais reconhecida da literatura ocidental. Dezenas de adaptações foram criadas para o cinema e teatro, incluindo transcrições fiéis e obras apenas inspiradas na história.