quarta-feira, 11 de julho de 2007

●๋•Leitura Dramatizada de "O Processo" de Franz Kafka

Leitura dramatizada "O Processo"

2oo5/2006 - Renata Siciliano Esposito, Assistente de Figurino e Aderecista da leitura dramatizada "O Processo" de Franz Kafka. Direção e adaptação de José Henrique. Figurinista Daniela Vidal. EMERJ-Teatro na Justiça, Rj. Participação da leitura na sétima edição do riocenacontemporanea em Outubro de 2006.


Capa do Programa da Peça
Identidade Visual de Sydney Michelette Jr.
Para conhcer mais sobre este trabalho cliqui aqui http://www.emerj.rj.gov.br/culturalemerj/

Cenas da Leitura (Clique na imagem para ampliar)


















O Processo na EMERJ- Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro
É desafiador para o Cultural EMERJ encerrar suas atividades de 2005 com a leitura dramatizada de uma das obras mais impactantes do século XX, recomendada, estudada e valorizada pela tradição da cultura jurídica, - O Processo, de Franz Kafka. Em seu sétimo espetáculo, o Teatro na Justiça (1999-2005), projeto que se propõe a refletir, por meio do jogo cênico, valores da Justiça, apresenta na Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro uma adaptação dramatúrgica do romance de Kafka especialmente realizada para esta encenação.
O Processo tem sido objeto de estudo e interpretação dos mais diversos campos do conhecimento - Direito, Psicanálise, Teologia, Filosofia, História, entre outros, já se aventuraram a desvendar a metáfora kafkaniana do drama vivido pelo seu personagem central Josef K., um alto funcionário do banco que, por razões que nunca chega a descobrir, é, preso, julgado e condenado por um sistema judicial absoluto e irracional.
A visão de Kafka, bacharel em Direito, surpreende o leitor ao apresentar um mundo bem diferente daquele ideal, organizado e regido por leis que protegem o cidadão e seus direitos. A adaptação que o Teatro na Justiça apresenta na EMERJ optou por transpor o mais fielmente possível para linguagem cênica o romance de Kafka, privilegiando o texto e deixando que ele emergisse com suas ambigüidades.
A maior importância de apresentar O Processo na EMERJ, escola de magistrados do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro é poder pensar, a partir de uma obra de arte, sobre o percurso fantasmagórico de um homem indefeso dentro do labirinto de um sistema judiciário corrupto, hierarquizado, inacessível, desumano, irreal e injusto. Esta visão nos faz pensar sobre a importância absoluta do seu contrário, isto é, de um sistema judiciário incorruptível, célebre, justo, acessível a todos e que, portanto, ajude a sociedade a resolver seus conflitos, distribuindo justiça de forma igualitária para todos os cidadãos.

Texto de Silvia Monte Diretora do Cultural EMERJ

O Processo Dados Históricos.
O Processo (Der Prozess) foi escrito entre 1914 e 1915, tendo sido deixado inacabado. Um dos maiores romances do século XX teve publicação finalmente em 1925, pelo amigo Max Brod, que recompôs a estrutura da obra com base em anotações de Kafka, lembranças de seus comentários em vida e uma possível ordenação lógica dos diversos capítulos. Alguns trechos não fazem parte da versão clássica do romance, mas são freqüentemente incluídos como anexos das edições, junto com a transcrição de cortes feitos no manuscrito pelo próprio autor.

História
O Processo é a busca de um alto funcionário de banco, Josef K., por explicações que talvez não existam. Acusado e detido sem razão conhecida, o personagem mergulha aos poucos na investigação de seu próprio inquérito, penetrando num labirinto de angústia e mistério.


Cenas dos Bastidores (Clique na imagem para ampliar)








Elenco:
Tuca Andrada, Thelmo Fernandes, Glaucia Rodrigues, Gustavo Ottoni, Silvia Monte, Antonio Alves, Jacqueline Brandão e Mariana Oliveira
Ficha Técnica:
Texto: Franz Kafka
Tradução: Modesto Carone
Direção e Adaptação: José Henrique
Direção de Produção: Sílvia Monte
Figurinos e Adereços: Daniela Vidal
Iluminação e Trilha Sonora: José Henrique
Identidade Visual: Sydney Michelette Jr.
Assessoria de Imprensa: Meise Halabi
Fotografia: Marcelo Carnaval
Assistente de Direção: Ana Paula Abreu
Assistente de Figurino: Renata Siciliano
Produção Executiva: Renata Blasi
Realização: TJERJ / EMERJ/ Cultural EMERJ e Teatro na Justiça
Temporadas:
"Rio Cena Contemporânea" - SESC Mezanino - RJ - 2006
"Teatro na Justiça" - EMERJ - RJ - 2006 e 2005