quinta-feira, 12 de julho de 2007

●๋•Peça "Otelo O Mouro de Veneza" de William Shakespeare - Figurino

Peça "Otelo O Mouro de Veneza"

Figurinos por Renata Siciliano Esposito
Proposta dos Figurinos:
Otelo, como não poderia deixar de ser, é inpirado nos mouros, povos que habitavam a Mauritânia (África).
Suas cores são quentes características do lugar representando a terra, o solo. Detalhe para a saia envolope e tatuagens.
Desdêmona, de inspiração grega, muitos tecidos sobrepostos. Lânguida, frágil, maquiagem que representa estes aspectos. Suas cores são em tons pasteis de laranja.

Clique nas imagens para ampliar



Dados Históricos
A tragédia de Otelo deriva da Sétima Novella da Terceira Década da Hecatommithi, de Giraldi Cinthio (1504-1573). Apesar de existir uma tradução francesa de Gabriel Chappuyus, parece provável que Shakespeare haja seguido a versão italiana, fazendo mudanças importantes. Modifica todos os nomes, menos o de Desdêmona, conservando o de Cinthio, mudando o caráter de Rodrigo e Iago, dando importância ao papel de Emília e fazendo Otelo um personagem de concepções elevadas.

História
Otelo, um general mouro a serviço da República de Veneza, casa-se com a bela Desdêmona. Nomeado governador de Chipre, indica o Tenente Cássio, primo de Desdêmona, para o seu auxiliar principal. Desse modo, incita a inveja de Iago, que se julgava merecedor da promoção e por isso trama uma cruel vingança, insinuando a Otelo que sua mulher e Cássio o traíam.