quinta-feira, 12 de julho de 2007

●๋•Projeto "Os Joaquins" Duas Comédias Hilariantes - "Entrei para o Clube Jácome" e "O Novo Oetlo".

Projeto "Os Joaquins"

2000 - Renata Siciliano Esposito, figurinistas do Projeto "Os Joaquins" com as peças "Entrei para o Clube Jácome" e o "Novo Otelo". Do Grupo HETERO-GÊNIOS de Teatro. 

Clique nas imagens para ampliar


Peça "Entrei para o Clube Jácome"
de Joaquim José da França Júnior
Nasceu no Rio de Janeiro em 19 de Abril de 1838, faleceu em Poços de Caldas em 1890. Formado em direito pela Faculdade de São Paulo, escreve sua primeira comédia aos 23 anos, Meia Hora de Cinismo.
Cidadão carioca, aristocrata, boêmio e espirituoso.
Deixou-nos registrados os costumes dentro de um espírito jovem e perspicaz. Sua obra retratava, de forma bem humorada e caricatural, o cotidiano da família fluminense da época - enfim, soube fixar toda a atualidade - os costumes e as tradições da antiga corte, além de expor de forma exuberante todos os vícios e atos ridículos desta mesma sociedade.
A ação passa-se no Rio de Janeiro em 1877.
Peça "O Novo Otelo"
de Joaquim Manoel de Macedo
Jornalista, professor, romancista, poeta, teatrólogo e memoralista, nasceu em Itaboraí, RJ, em 24 de Junho de 1820, e faleceu no Rio de Janeiro em 11 de Abril de 1882. Formado em Medicina pela Faculdade do Rio e no mesmo ano da formatura 918440, publicou A Moreninha, que lhe rendeu fama instantânea e constituiu uma pequena revolução literária, inaugurando a voga do romance nacional. Foi ativa e fecunda a sua carreira intelectual nas várias atividades que exerceu. Foi considerado em vida uma das maiores figuras da literatura contemporânea e o principal romancista. Suas histórias evocam aspectos da vida carioca na segunda metade do século.
A ação passa-se no Rio de Janeiro em 1863.


Nas fotos os atores Luiz Carlos Persy, Andrea Mello, Aline Aguinaga e Jorge Pelosi. Fotografia do Grupo Hetero-Gênios de Teatro.