quarta-feira, 6 de maio de 2009

●๋•Peça "A Beata Maria do Egito" de Rachel de Queiroz

Peça "A Beata Maria do Egito"

Sinopse
Na trama, em 1914, a beata Maria do Egito, recém-chegada à delegacia de uma pequena cidade do Ceará, recruta populares para se juntarem à rebelião que Padre Cícero lidera em Juazeiro. Seu caráter revolucionário faz com que o latifundiário coronel Chico Lopes obrigue o tenente João a prendê-la, o que traz à peça uma grande tensão, causada pela iminência de um ataque dos romeiros.
A situação é agravada pela atração que o tenente sente pela moça, e, certa de assim conseguir a liberdade, Maria do Egito se entrega a ele. Ao perceber o interesse da beata, o tenente vai à loucura e decide mantê-la presa, a despeito do ataque popular à delegacia. Porém, o cabo Lucas simpatiza com o carisma e a causa da Beata e entra em conflito com o tenente até o momento em que a delegacia está quase sendo invadida. Na situação, o tenente toma a beata como refém e o cabo tenta desarmá-lo, chegando, assim, na decisão entre dois amigos em uma luta de morte.

Sobre Rachel de Queiroz
Nascida em Fortaleza, Ceará, em novembro de 1910, a escritora viveu parte de sua infância na capital do estado e parte no interior. Depois da seca de 1915, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde ficou por pouco tempo até ir para Belém do Pará. De volta ao Ceará, em 1921, formou-se professora e ingressou no jornalismo como cronista. Em 1930 lançou O Quinze, romance que recebeu o primeiro prêmio concedido pela Fundação Graça Aranha. Quando Raquel foi ao Rio de Janeiro para receber a premiação, travou contato com o Partido Comunista Brasileiro, participando da ação política de esquerda, pela qual foi presa em 1937. Sem abandonar a ficção, continuou colaborando regularmente com jornais e revistas, dedicando-se à crônica jornalística, ao teatro e à tradução. Foi a primeira escritora a ingressar na Academia Brasileira de Letras, um grupo que, até então, tinha sido exclusivamente masculino. Suas principais obras são: O Quinze, João Miguel, Caminho de Pedras, As Três Marias, Dôra Doralina, Lampião e A Beata Maria do Egito.

Figurino
por Renata Siciliano Esposito


Estudo cênico da composição dos elementos de cena por Renata Siciliano Esposito.

Cenário em estilo Gabinete. Desenho artístico colorido. Por Renata Siciliano Esposito